Quem sou eu

Minha foto
Mae de segunda viagem aos 40 anos... Cheia de historias pra contar!!1

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

SEGUNDO TRIMESTRE

SEGUNDO TRIMESTRE


Enfim, a fase de maiores preocupações vai indo embora e chega o tão esperado Segundo trimestre.
Dizem que é a fase da calmaria, uma vez que os sintomas desconfortáveis do início da gestação vão enfim desaparecendo. 

Prepare-se para engordar, em média, de 5 a 7 quilos. A partir do quarto mês, suas formas vão começar a mudar rapidamente. A cintura engrossa e a barriguinha delineia-se logo abaixo do estômago. Por causa da retenção de líquidos, a parte superior do tronco avoluma-se, assim como braços e rosto.

Seu apetite aumenta na exata proporção em que o bebê cresce. Mas tente ater-se a uma dieta balanceada e rica em fibras, pois seu intestino, que ficou preguiçoso logo nos primeiros meses de gestação, continua trabalhando lentamente e cada vez mais espremido pelo útero que se amplia.

Por volta do quinto mês, é provável que seus seios já produzem colostro, substância rala que alimentará seu bebê nos primeiros dias de vida. Faça a limpeza normal, sem espremer o bico. Adote sutiãs com alças e base mais largas e confortáveis e aumente a numeração. No final desse período, você poderá estar usando no mínimo dois números acima do seu manequim habitual. Aproveite a hora do banho para ir preparando os mamilos para o momento da amamentação, esfregando-os suavemente com uma esponja vegetal. Isso irá fortalecer a pele da região, evitando rachaduras quando o pequeno começar a sugar.

O inchaço de pés e pernas se torna mais freqüente, pois, ao crescer, a barriga dificulta a circulação nessas áreas do corpo. É preciso também ter cuidado com torções e quedas. Esses incidentes po-dem acontecer porque os hormônios (sempre eles!) e a maior retenção de líquidos deixam mais frouxas juntas e ligamentos (tudo como uma preparação para facilitar a expulsão do be-bê na hora do parto). Ocor-rem também porque o ventre, mais volumoso , atrapalha a visão do solo. Se você é adepta de sapatos de salto, passe a usar os do tipo anabela, cuja plataforma inteiriça pro-porciona maior estabilidade. Um saltinho de 5 centímetros num calçado é melhor que so lado plano, porque ajuda a amenizar dores lombares, causadas pelo peso da barriga.

Inicie a rotina clássica para descanso das pernas: pelo menos três vezes ao dia, sente-se um pouco reclinada, com elas estendidas à frente e um pouco elevadas. Fique assim por um bom tempo, até sentir aliviar o cansaço.

Ao dormir, deite-se de lado e coloque um travesseiro macio entre os joelhos, para manter a coluna reta. Evite ficar de barriga para cima porque essa posição dificulta a oxigenação do feto.

Fique atenta às infecções urinária e genital. Os sinais podem ser ardor ao urinar, urina com cor mais escura, dor na parte inferior da barriga. A gestação é uma fase propícia para esse tipo de problema, porque a região da vagina recebe uma quantidade maior de sangue e glicogênio. A abundância dessas substâncias, assim como alterações no PH da vagina, favorece a proliferação de muitos microorganismos causadores de infecção. É o caso da candidíase, um corrimento branco que deixa a vagina vermelha e provoca coceira. Ao menor sinal de algo parecido, pocure o médico, porque essas intercorrências precisam ser tratadas o quanto antes. Do contrário, podem trazer complicações mais sérias, como o rompimento de membranas uterinas que, se ocorre no início do segundo trimestre, pode inviabilizar a gravidez. Como forma de prevenção contra os microorganismos indesejáveis, dê preferência a calcinhas folgadas, de algodão. Esse tecido permite melhor ventilação, inibindo o surgimento de fungos e bactérias. Além disso, a lingerie de material sintético causa maior irritação na pele, outro fator que propicia infecções.

Será preciso seguir com as visitas mensais ao médico. Além das perguntas habituais sobre seu estado geral, eventuais mal-estares, dores e outros incômodos e controle de sua pressão arterial, ele passará a medir o crescimento de sua barriga. 

http://intervox.nce.ufrj.br/~pavesi/gravidez/2trimestre.htm

Espero que o humor melhore, pois ando virada no Jiraya....
Vou aqui tomando cuidado para não repetir a proesa da gestação anterior, quando aos 9 meses havia engordado em torno de 32 kg e ostentava uma barriga de 1,38cm de circunferência...
Outro cuidado é com o acompanhamento ... Na minha idade decobri que Ultrassom é quase calmante, pelo menos enquanto eu não sentí-lo mecher... Minha alma só aquieta quando vejo que seu desenvolvimento esta perfeito!!
E mais do que qualquer coisa, ficam as "brilhantes" dicas de duas grandes mulheres: Giovanna Macedo e Marcia Umata. 
Uma disse, " Um filho é um presente de Deus, cuide bem dele! Só recebem presentes os que fazem por merecê-lo ".  A outra fechou com chave de ouro mandando a máxima " Esqueça da louça..."
E é por ai, cuidado nunca é demais pra quem carrega uma vida dentro de si. Para quem, como eu, vive um milagre, o cuidado é redobrado. Quanto menos estresse, quanto menor for o esforço físico, maiores são a s chances de uma gravidez sadia.
GRAVIDEZ DE FATO NÃO DEVE SER TRATADA COMO DOENÇA, mas é sem dúvida um PERÍODO DE FRAGILIDADE que deve ser respeitado.






Nenhum comentário:

Postar um comentário