Quem sou eu

Minha foto
Mae de segunda viagem aos 40 anos... Cheia de historias pra contar!!1

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Joaquim

Ontem fizemos a tal ecografia morfológica....
13 semanas, 4 dias.   7,4 cm , 161 bpp, sexo MASCULINO!!
É, vem ai o Joaquim.

Para quem não conhece a história, o motivo pelo qual escolhi o nome Joaquim, segue um breve relato.

A alguns anos, confesso que não lembro exatamente a data, tive um sonho muito realista. Havia uma criança negra, com os olhos grandes, cabelos cacheados, de mais ou menos uns 3 anos... Ela andava em minha direção, de braços abertos e me chamava de mãe e eu a chamava de Joaquim.
Na época em que tive este sonho estava separada, sozinha e comecei a pensar em ADOÇÃO.
Já havia perdido duas gestações, não acreditava que voltaria  a me casar um dia e relevava sempre o desejo insistente da minha filha em ter um irmão.

Tenho verdadeira LOUCURA pelos meus irmãos, Fernanda Deslandes e Marcos Feijó. 
O mais velho foi meu grande parceiro de infância ( Já que tínhamos somente 2 anos de diferença ). 
Foi meu anjo protetor e meu algoz, rssss.... Mas sempre foi um grande exemplo pra mim.  
Minha irmã veio por obra da minha insistência. Minha mãe já havia realizado o tal "ligamento das trompas" e eu rezava sempre por uma irmã, uma vez que meu irmão já era adolescente e namorava com minha cunhada. Me sentia só e estava certa que ela seria uma grande companheira. E assim foi.... Nasceu em agosto de 85 e encheu minha vida de alegria. Foi MINHA FILHA por muitos anos!!!

Como vêem, minhas referências de irmãos eram as melhores possíveis, não achava justo privar minha filha desta alegria.
De repente, após alguns anos, encontrei um homem incrível pelo qual me apaixonei e resolvi me casar....
E não é que, apesar de todas as impossibilidades nós acabamos por engravidar.
E mais ainda, cruza o meu caminho o tal sonho de anos atrás.... O Joaquim!!!
Não que me fizesse menos feliz se viesse uma menina, de forma alguma. Mas ouvir o médico ontem afirmar que vinha ai um menino, me trouxe à memória aquele menino, daquele sonho....
Sempre soube que ele apareceria em minha vida, de alguma forma e confesso me honrada em carregá-lo em meu ventre.
Estou felicíssima e vim aqui dividir um pouco desta alegria com vcs!

Seja Bem Vindo meu filho, MEU JOAQUIM!!!!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

SEGUNDO TRIMESTRE

SEGUNDO TRIMESTRE


Enfim, a fase de maiores preocupações vai indo embora e chega o tão esperado Segundo trimestre.
Dizem que é a fase da calmaria, uma vez que os sintomas desconfortáveis do início da gestação vão enfim desaparecendo. 

Prepare-se para engordar, em média, de 5 a 7 quilos. A partir do quarto mês, suas formas vão começar a mudar rapidamente. A cintura engrossa e a barriguinha delineia-se logo abaixo do estômago. Por causa da retenção de líquidos, a parte superior do tronco avoluma-se, assim como braços e rosto.

Seu apetite aumenta na exata proporção em que o bebê cresce. Mas tente ater-se a uma dieta balanceada e rica em fibras, pois seu intestino, que ficou preguiçoso logo nos primeiros meses de gestação, continua trabalhando lentamente e cada vez mais espremido pelo útero que se amplia.

Por volta do quinto mês, é provável que seus seios já produzem colostro, substância rala que alimentará seu bebê nos primeiros dias de vida. Faça a limpeza normal, sem espremer o bico. Adote sutiãs com alças e base mais largas e confortáveis e aumente a numeração. No final desse período, você poderá estar usando no mínimo dois números acima do seu manequim habitual. Aproveite a hora do banho para ir preparando os mamilos para o momento da amamentação, esfregando-os suavemente com uma esponja vegetal. Isso irá fortalecer a pele da região, evitando rachaduras quando o pequeno começar a sugar.

O inchaço de pés e pernas se torna mais freqüente, pois, ao crescer, a barriga dificulta a circulação nessas áreas do corpo. É preciso também ter cuidado com torções e quedas. Esses incidentes po-dem acontecer porque os hormônios (sempre eles!) e a maior retenção de líquidos deixam mais frouxas juntas e ligamentos (tudo como uma preparação para facilitar a expulsão do be-bê na hora do parto). Ocor-rem também porque o ventre, mais volumoso , atrapalha a visão do solo. Se você é adepta de sapatos de salto, passe a usar os do tipo anabela, cuja plataforma inteiriça pro-porciona maior estabilidade. Um saltinho de 5 centímetros num calçado é melhor que so lado plano, porque ajuda a amenizar dores lombares, causadas pelo peso da barriga.

Inicie a rotina clássica para descanso das pernas: pelo menos três vezes ao dia, sente-se um pouco reclinada, com elas estendidas à frente e um pouco elevadas. Fique assim por um bom tempo, até sentir aliviar o cansaço.

Ao dormir, deite-se de lado e coloque um travesseiro macio entre os joelhos, para manter a coluna reta. Evite ficar de barriga para cima porque essa posição dificulta a oxigenação do feto.

Fique atenta às infecções urinária e genital. Os sinais podem ser ardor ao urinar, urina com cor mais escura, dor na parte inferior da barriga. A gestação é uma fase propícia para esse tipo de problema, porque a região da vagina recebe uma quantidade maior de sangue e glicogênio. A abundância dessas substâncias, assim como alterações no PH da vagina, favorece a proliferação de muitos microorganismos causadores de infecção. É o caso da candidíase, um corrimento branco que deixa a vagina vermelha e provoca coceira. Ao menor sinal de algo parecido, pocure o médico, porque essas intercorrências precisam ser tratadas o quanto antes. Do contrário, podem trazer complicações mais sérias, como o rompimento de membranas uterinas que, se ocorre no início do segundo trimestre, pode inviabilizar a gravidez. Como forma de prevenção contra os microorganismos indesejáveis, dê preferência a calcinhas folgadas, de algodão. Esse tecido permite melhor ventilação, inibindo o surgimento de fungos e bactérias. Além disso, a lingerie de material sintético causa maior irritação na pele, outro fator que propicia infecções.

Será preciso seguir com as visitas mensais ao médico. Além das perguntas habituais sobre seu estado geral, eventuais mal-estares, dores e outros incômodos e controle de sua pressão arterial, ele passará a medir o crescimento de sua barriga. 

http://intervox.nce.ufrj.br/~pavesi/gravidez/2trimestre.htm

Espero que o humor melhore, pois ando virada no Jiraya....
Vou aqui tomando cuidado para não repetir a proesa da gestação anterior, quando aos 9 meses havia engordado em torno de 32 kg e ostentava uma barriga de 1,38cm de circunferência...
Outro cuidado é com o acompanhamento ... Na minha idade decobri que Ultrassom é quase calmante, pelo menos enquanto eu não sentí-lo mecher... Minha alma só aquieta quando vejo que seu desenvolvimento esta perfeito!!
E mais do que qualquer coisa, ficam as "brilhantes" dicas de duas grandes mulheres: Giovanna Macedo e Marcia Umata. 
Uma disse, " Um filho é um presente de Deus, cuide bem dele! Só recebem presentes os que fazem por merecê-lo ".  A outra fechou com chave de ouro mandando a máxima " Esqueça da louça..."
E é por ai, cuidado nunca é demais pra quem carrega uma vida dentro de si. Para quem, como eu, vive um milagre, o cuidado é redobrado. Quanto menos estresse, quanto menor for o esforço físico, maiores são a s chances de uma gravidez sadia.
GRAVIDEZ DE FATO NÃO DEVE SER TRATADA COMO DOENÇA, mas é sem dúvida um PERÍODO DE FRAGILIDADE que deve ser respeitado.






quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

AOS MARIDOS DAS GESTANTES - Em especial ao meu...





Quero hoje deixar minha homenagem, meu respeito e minha admiração aos pais de plantão...

Sabemos que a gravidez é algo  fantástico, mas sejamos honestas, 90% de nós fica INSUPORTÁVEL!!

São os hormônios, os enjoos, o intestino que não funciona, os desejos , as noites mal dormidas , as alterações de humor, o corpo disforme, as alterações da libido, as inseguranças, as crises de choro.... Enfim!!!

Por mais argumentos que possamos ter, o fato é que não é nada fácil conviver com uma gestante.

Para quem, como eu, tem a sorte de ter ao seu lado um parceiro impecável, daqueles que sai a noite para encontrar um pão francês crocante com queijo e mortadela, que acorda junto comigo as 1275 vezes que levanto para ir ao banheiro, que respira fundo 200X quando a pessoa aqui resolve explodir por coisa alguma, que prepara meu café toda manhã, lembra dos meus remédios e ainda por cima é capaz de me chamar de gostosa com essa barriga gigante, quero deixar um recado:

RECONHEÇA, VALORIZE, SEJA PACIENTE E DIVIDA ESTE MOMENTO COM ELE DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL!!!

Somos naturalmente egoístas, uma vez que podemos usufruir das sensações desta gestação de uma maneira única. Somos nós que carregamos os pequenos, sentimos seus movimentos, provemos seu alimento...

Mas este momento é também do pai, do parceiro,  que pode não sofrer com os sintomas gestacionais  de forma direta, mas sofre calado indiretamente as consequências de TODOS ELES.

Ao meu marido em especial gostaria de dizer:  TE AMO TUDOOOOOOOOOOOOOOOOOO ....

Tenho certeza que serás um pai incrível, certamente tão especial quanto tem sido como meu companheiro.


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

GRAVIDEZ DE RISCO

Ilustração Gravidez de Risco - Paulo Brabo



Tenho lido muito a respeito do termo GRAVIDEZ DE RISCO.
Esta é a primeira expressão que mulheres acima de 35 anos ouvem de seus obstetras ou leem nos livros mais convencionais. Mas o que de fato torna uma gravidez um risco????
Independentemente da idade, uma mulher gozando de plena saúde ( Sem Diabetes, problemas com Tireóide, Hipertensão, problemas Cardíacos, DSTs e problemas no aparelho reprodutor - ou todos sob controle ) tem todas as chances de desenvolver  uma gravidez absolutamente normal e sem riscos .
Após os 35 anos existe uma relação proporcional entre a idade da mãe e a probabilidade de o feto ser afectado por alguma anomalia cromossómica, ou seja, uma anomalia nos elementos pertencentes à sua constituição genética.
Aos vinte anos o risco da Síndrome do Down, por exemplo,  é de 1 para 1600, enquanto que aos 35 anos é de 1 para 370.    MAS ESTAS SÃO ESTATÍSTICAS, não decretos!!
Quando nos aventuramos numa gestação na idade madura, precisamos estar cientes dos riscos, mas não fazermos deles o tema principal destes 9 meses.
Minha mãe teve minha irmã aos 35 anos a 25 anos atrás e a pouco mais de 2 anos, minha cunhada nos presenteou com meu sobrinho caçula aos 38 anos.
Ambas tiveram gestações tranquilas e filhos saudáveis.
É lógico que o corpo ressente, aos 40 nossa pele não volta tão rápido, nosso folego não é o melhor, mas nada que o desejo de ser mãe não seja capaz de abrandar.
Aconselho uma alimentação saudável, repouso dentro do necessário, muita hidratação, acompanhamento médico ( se possível antes mesmo da concepção ), desaceleração do ritmo ( para pessoas como eu ligadas em 220w ) e principalmente DESENCUCAÇÃO.
Nem eu aos 40, nem a adolescente de 16, nem a moça de 25 podemos antever a trajetória de nossa gestação.  Portanto, façamos apenas a parte que nos cabe.
Sempre acreditei que a energia que geramos em torno de nossas vidas alimenta o positivo ou o negativo. Então, já que temos dentro de nós o maior milagre da vida, vamos alimentar somente boas energias, bons pensamentos e a melhor sintonia possível.





segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Gestação Tardia???

... Aos 24 anos, quando engravidei da Beatriz, apesar de marinheira de primeira viagem tinha a meu favor o heroísmo da idade. Nada acontece com os jovens! Não havia passado por nenhuma experiência negativa, meu corpo estava 100%, toda força e energia do mundo ao meu lado. Não tinha igualmente as preocupações relativas a educação, aos custos, ao corpo, ao quando a gestação movimenta um relacionamento homem e mulher. Talvez esta seja uma desvantagem, por assim dizer, da gravidez tardia!
A cabeça fica a mil... Já conheço os riscos, sei das minhas limitações e da minha fragilidade. Se eu tivesse um testemunha a dar como gravida aos 40 diria: O CORPO CANSA E A CABEÇA NÃO PARA!!
Mas tem algo de mágico na maturidade, algo que a juventude talvez não alcance que  é a consciência do milagre da gestação.  Isso torna toda e qualquer dificuldade física superável. Cada vez que entro em transe ( Dirigindo com o som no ultimo ou cozinhando com o som no último ) choro sozinha agradecida, feliz por gerar um grande sonho, um serzinho único que terá de mim e dos meus O MELHOR que se pode ter nessa vida que é o AMOR!!!

Enfim passamos pelos temerosos 3 meses...

Semana 13 - Bebê em crescimento

Semana 13 de gravidez
Erika Onodera

Para mamães

A cabeça do feto vai dar uma pausa no crescimento para o resto do corpo ganhar volume. Para você, vale a dica de privilegiar na alimentação todos os alimentos ricos em ferro para evitar a anemia
  Seu bebê
Começa uma nova etapa, o período de maior instabilidade terminou. O bebê está prestes a dobrar de tamanho e os rins já trabalham com força total. Agora seu filho consegue urinar perfeitamente - o líquido amniótico que ele vem engolindo já é excretado pelo seu próprio aparelho urinário. A cabeça, que estava desproporcional ao tronco, vai dar uma pausa no crescimento. Chegou a vez de o resto do corpo ganhar volume.

Sua gravidez
Acredite: já se passaram três meses desde o dia da fecundação. Marque essa conquista no diário da sua gravidez. A fase mais crítica terminou, mas os cuidados continuam. A vitamina B12, presente em todos os alimentos ricos em ferro, é muito importante no estágio em que você se encontra, pois contribui para a formação dos glóbulos vermelhos, evitando a anemia.

Se for viajar, confira com o médico se está tudo bem. Lembre-se de que você vai precisar de algumas pausas no caminho para ir ao banheiro, já que a vontade de urinar é mais frequente na gestação. Procure não ficar sentada por muito tempo para evitar dores e cãibras e leve água de coco na bagagem para o caso de se sentir enjoada durante a viagem. Quando chegar ao destino final, coloque as pernas para o alto - isso ajuda a reduzir os inchaços.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Pré Natal - Conheça os exames e quando fazê-los

A cada mês, o acompanhamento da gestação detecta e ajuda a prevenir problemas
publicado por Minha Vida em 19/06/2007
Gravidez responsável é sinônimo de pré-natal bem feito. Os exames, que têm por objetivo monitorar a gestação e o desenvolvimento da criança, podem salvar a vida do bebê ao detectar problemas antes que afetem mãe e filho. (acompanhe as transformações do seu corpo, nos nove meses)Os cuidados pré-natais têm também um aspecto muito importante, que é o de orientar a futura mãe sobre o que esperar e como agir durante a gestação , complementa o Dr. Fredric D. Frigoletto, ginecologista e obstetra do General Hospital de Boston / EUA e um dos autores do livro Primary Care of Woman (ainda sem tradução para o Brasil). (com antecedência, prepare-se para a chegada do bebê)

Um bom pré-natal vai avaliar e acompanhar condições pré-existentes ou decorrentes da gravidez na mãe, como por exemplo pressão alta ou diabetes e checar se há potenciais problemas com o feto. O mais importante, contudo, é que a mulher saiba que estes exames devem ser feitos por todas as grávidas, seja a gravidez de risco ou 100% normal. , explica o Dr Frigoletto.
(antes de cair nelas, identifique as lendas que mistificam a gravidez)



Para mostrar a importância destes exames, elaboramos um guia mês-a-mês do que normalmente é pedido pelos obstetras e por quê. 
(escolha um bom médico e passe a gestção tranqüila)


Antes de engravidar
O ideal mesmo, concordam os médicos, é que os cuidados pré-natais comecem antes mesmo da gravidez. Quando a mulher começar a planejar ter um filho, o mais indicado é que procure seu ginecologista para um check-up geral focado numa futura gestação. Aqui vão ser pedidos exames para:

Avaliar o estado geral de saúde da mulher 
(cursos de gestante ajudam a entrar no clima)

Checar se há quaisquer possibilidades de disfunções genéticas na mulher, no parceiro ou no histórico familiar de ambos
(seu marido também vai se sentir grávido com essas dicas)
Rever se há fatores de risco para a gravidez (como o uso do álcool, fumo, drogas ou condições pré-existentes) 
(veja que cuidados tomar com a sua alimentação)

Ver se há necessidade de prescrever vitaminas (contendo normalmente ácido fólico, ferro e cálcio)
1º mês Quanto antes a gravidez for detectada, melhor. A recomendação médica é de que os exames pré-natais tenham início ainda no primeiro trimestre.
(conheça seus direitos não ponha sua saúde em risco por medo de perder o emprego) Sabendo que o bebê vem aí, sua primeira bateria de exames inclui:

Tipagem de sangue ABO e Rh
Hemograma
Pesquisa de Diabetes, Sífilis, Toxoplasmose, Rubéola, Hepatite, HIV 1 e 2
Cultura de urina
Protoparasitológico de fezes;
2º mês
Ultra-som transvaginal verifica se o embrião está bem implantado no útero, define com mais precisão o tempo de gestação e se ela é múltipla (de gêmeos)
 3º mês Ultra-som o de alta resolução, que é capaz de detectar a anencefalia aproximadamente na 10ª semana ou excluída por um exame de ultra-som até a 16ª semana de gravidez.
4º mês Amniocentese e biópsia de Vilocorial este exame é indicado para 
gestantes acima dos 35 anos ou para quem está abaixo desta idade; mas tem histórico familiar de doenças cromossômicas (como Síndrome de Down).

Normalmente, é feito entre a 10ª e a 20ª semana de gestação. Para avaliar disfunções nos cromossomos do feto é preciso coletar líquido amniótico (a Amniocentese) e examinar de fragmentos da placenta (a biópsia de Vilocorial).

Translucência nucal este exame é mais indicado para gestantes abaixo de 35 anos, sem histórico familiar de doenças cromossômicas. Um ultra-som transvaginal ou abdominal mede a espessura da nuca do feto e identifica o risco deste tipo de problema.
5º mês
Ultra-som morfológico tem por objetivo mostrar o feto em detalhes

Ecocardiografia fetal indicado para portadoras de doença cardíacas
congênitas ou com histórico familiar de doenças cardiovasculares, este exame procura sinais de má-formação cardíaca e é feito através de um ultra-som pélvico

6º mês
Exame de sobrecarga de glicose - também conhecido como teste de
O Sullivan (GPD), ele avalia a incidência de diabetes gestacional e é
realizado através da mensuração da glicemia após a ingestão de
líquido com grande quantidade calórica

Ultra-som morfológico com Doppler - analisa ossos, órgãos e fluxo de sangue no bebê no cordão umbilical e nas artérias uterinas detectando cerca de 90% das más-formações existentes, além de verificar se o feto está do tamanho correto.

7º e 8º mês
Ultra-som exame rotineiro para checar peso do bebê, a quantidade de líquido amniótico e funcionamento da placenta

9º mês Ultra-som o último acontece normalmente entre a 36ª e a 39ª semana (nesta fase é essencial acompanhar a movimentação do bebê no útero, pois está chegando a hora do parto).
Importante: Em cada consulta pré- natal devem ser avaliados: o seu peso, a sua pressão arterial e altura do útero
(não deixe a escolha do parto para última hora, considere todas as opções)



Exames adicionais

Ordocentese indicado apenas em casos excepcionais por ser um dos exames com maior risco de aborto (cerca de 2%), é feito após a 20ª semana e tem por objetivo detectar alterações cromossômicas,

doenças congênitas, infecciosas e sanguíneas. É realizado retirando-se uma amostra do sangue que circula no cordão umbilical do feto.

Ultra-som 3D E 4D sua grande vantagem é mostrar resultados com volume e movimento do feto e é utilizado mais como confirmação do ultra-som normal, ajudando a visualizar melhor defeitos como por exemplo o lábio leporino.
EXTRAÍDO DO SITE   http://www.minhavida.com.br

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

VITAMINAS E SAIS MINERAIS PARA UMA GESTAÇÃO SAUDÁVEL

Para vc que, assim como eu esta de olho na balança  e morre de medo de polivitamínicos e remédios em geral, segue uma lista de alimentos que fornecem a quantidade ideal para suprir as necessidades de Vitaminas e sais minerais necessárias para uma Gestação Saudável:

VITAMINA   A
FONTES - VEGETAIS VERDE-ESCUROS,  FRUTAS E LEGUMES AMARELOS,  ALARANJADOS  E AVERMELHADOS.
FUNÇÃO -  PREVINE E COMBATE A CEGUEIRA NOTURNA. MANTÉM AS GENGIVAS SAUDÁVEIS.  PROPICIA O CRESCIMENTO DE OSSOS,  PELE , CABELOS  E  DENTES.
VITAMINA  B6
FONTES - FÍGADO, ARENQUE, SALMÃO, NOZES, AMENDOIM, GERME DE TRIGO, BANANA, UVA, CENOURA, ERVILHAS, CARNES, LEVEDO DE CERVEJA, CEREAIS INTEGRAIS.
FUNÇÃO - ATUA NO METABOLISMO DOS AMINOÁCIDOS (COMPONENTES DAS PROTEÍNAS) E ASSIMILAÇÃO DE PROTEÍNAS, GORDURAS E CARBOIDRATOS.
VITAMINA B12
FONTES - FÍGADO, RINS, CARNE MAGRA, PEIXE, LEITE, OVOS, MOLUSCOS.
FUNÇÃO - ATUA NO DESENVOLVIMENTO NORMAL DAS CÉLULAS VERMELHAS, DA MEDULA ÓSSEA,  DOS INTESTINOS E DO SISTEMA NERVOSO.
ÁCIDO FÓLICO
FÍGADO, VEGETAIS DE FOLHAS VERDES, AMÊNDOAS, AMENDOIM, CEREAIS INTEGRAIS, SOJA, CARNE. ATUA NA SÍNTESE DE DNA.
FUNÇÃO - REGULA O DESENVOLVIMENTO DE CÉLULAS NERVOSAS NO EMBRIÃO E NO FETO.
VITAMINA C
FONTES - ACEROLA, KIWI, CAJU, GOIABA, FRUTAS CÍTRICAS, MORANGO, ABACAXI, TOMATE, COUVE-FLOR, BATATA.
FUNÇÃO - CONTRIBUI PARA A SAÚDE DE DENTES E GENGIVAS. AUXILIA NA ABSORÇÃO DO FERRO. È NECESSÁRIO PARA A PRODUÇÃO DE COLÁGENO.
VITAMINA D
 FONTES - ÓLEO DE FÍGADO DE BACALHAU, OVOS, FÍGADO E MANTEIGA; NECESSITA DE LUZ SOLAR PARA SER SINTETIZADA, A PARTIR DO CALCIFEROL, UMA PROTEÍNA EXISTENTE NO ORGANISMO.
FUNÇÃO - REGULAM O METABOLISMO DO CÁLCIO E DO FOSFATO, ESSENCIAIS PARA A FORMAÇÃO DE OSSOS E DENTES SADIOS. PREVINE O RAQUITISMO.
VITAMINA E
FONTES - CERAIS INTEGRAIS, GERME DE TRIGO, SOJA, ÓLEOS VEGETAIS, BRÓCOLIS, COUVE-DE-BRUXELAS, ESPINAFRE, OVO, CASTAHA-DO´PARÁ.
FUNÇÃO  - EVITA A ANEMIA E AUXILIA NA METABOLIZAÇÃO DAS GORDURAS.
VITAMINA K
FONTES - VEGETAIS DE FOLHAS VERDES, CERAIS, LATICÍNIOS, CARNES
FUNÇÃO - ATUA NA COAGULAÇÃO DO SANGUE, PREVENINDO HEMORRAGIAS E SANGRAMENTO INTERNOS.
CÁLCIO
FONTES - LEITE, LATICÍNIOS, BRÓCOLIS, OSTRAS, TOFU, FEIJÃO, NOZES, AMENDOIM
FUNÇÃO FORMA E MANTÉM OS OSSOS SAUDÁVEIS. ATUA NO MECANISMO DE COAGULAÇÃO D SANGUE, CONTROLA IMPULSOS NERVOSOS E AS CONTRAÇÕES MUSCULARES.
FERRO
 FONTES - FÍGADO, GEMA DE OVO, OSTRA,  NOZES, FEIJÃO, AVEIA, CARNE, ASPARGO, "COUVE"*
FUNÇÃO - ATUA NA FORMAÇÃO DA HEMOGLOBINA (PIGMENTO DO GLÓBULO VERMELHO QUE TRANSPORTA O OXIGÊNIO PARA OS TECIDOS).
POTÁSSIO
FONTES - TOMATE, BANANA, FRUTAS CÍTRICAS, CASTANHA, SARDINHA, ESPINAFRE,CEREAIS INTEGRAIS.
FUNÇÃO - REGULAÇÃO DOS BATIMENTOS CARDÍACOS, CONTROLE DOS IMPULSOS NERVOSOS E CONTRAÇÕES MUSCULARES
.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A primeira foto

E ai esta a primeira de muitas fotos desta pequena criatura!!!
Braços e pernas em movimento, ritmo cardíaco em ritmo de carnaval, saudável, perfeito...
Pode parecer absurdo, mas somente agora começo a acreditar que estou de fato GRAVIDA!!
Os medos aos poucos vão diminuindo, os cuidados aumentando e alegria vai contagiando a todos os que nos acompanham nessa jornada.
Menino ou Menina, essa criança é um grande presente e me sinto honrada em carregá-la comigo, prover seu sustento e auxiliá-la em seu desenvolvimento.
Ao vè-lo mover se, como que nadando dentro do meu útero, tive a dimensão do que acontece comigo nesse momento...
Então vamos lá, a jornada ainda é grande, mas somos fortes e estamos seguros que chegaremos em nosso destino, daqui a 6 meses, da melhor forma possível.
AMO VC MEU FILHO!!!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Mitos e Verdades

Quando me descobri grávida, a cerca de 2 meses, repensei uma série de pseudo verdades que cheguei a acreditar.... Digo pseudo verdades pois nenhuma delas se aplica a maravilha que é maquina humana e seus pequenos milagres.
Vivi  o receio de uma Gravidez Tardia, do histórico de dois abortos, da falta de uma trompa e um ovário, da Oligospermia do meu marido e de tantas outras IMPOSSIBILIDADES.
Já havíamos decidido não realizar tratamentos hormonais e as inseminações estavam fora do nosso alcance financeiro.
O que ficou muito claro é que minha avó estava certa, O QUE É NOSSO ESTA GUARDADO...

Mas fica aqui uma espécie de alerta.... Apesar das dificuldades, nada é impossível. Enquanto houver 1% de possibilidade de dar certo, ainda há esperanças.

Então, para os casais que a muito estão tentando e já estão desanimados seguem algumas dicas:

  1. Mantenha se informado mas não se torture com matérias e notícias negativas. A internet pode ser uma grande aliada de pesquisas, mas também é reduto de diversos relatos sofridos que não agregam e aumentam significativamente nossa ansiedade e nossos temores.
  2. Mulheres acimas de 35 anos tem riscos maiores que mulheres de 25, mas não tem impeditivos para engravidar.  Nunca é tarde para ser mãe e enquanto não entramos na menopausa, estamos aptas a gerar nossos filhos. Não vou dizer que é fácil, o corpinho já não tem 100% de sua energia, mas a maturidade nos faz encarar esse milagre de uma forma muito mais especial.
  3. Oligospermia - Escassa secreção de esperma - não é um ponto final para suas tentativas, afinal, apenas um espermatozóide fecunda o óvulo.
  4. Histórico anterior - Já ouviu falar aquela máxima de que nenhuma gravidez é igual a outra? FATO. O que significa que as experiências ruins não vão necessariamente se repetir. Cerca de 20% das gestações terminam em aborto espontâneo, muitas vezes antes que a mulher tenha atraso menstrual e saiba que estava grávida. Sendo assim, não desista diante de uma negativa.
  5. Existe uma diferença ABSURDA entre querer ser Mãe e querer Gestar.... Quando sua vontade é SER MÃE, mesmo que o processo natural não ocorra, existem outras possibilidades e todas devem ser amplamente estudadas. Eu e meu marido estávamos nos preparando para uma adoção, pois meu desejo era o de ser mãe novamente. Embora o processo da gestação seja incrível, o meio não era tão importante pra mim quanto o fim, ou seja, estar com meu filho em meus braços era mais importante do que te-lo gerado. Pense nisso...
  6. Segundo informações do Ministério da Saúde, entre 2008 e 2011, serão investidos R$ 92.750.000 na implantação de cinco centros de reprodução assistida em universidades de todas as regiões do país. Um alento para quem não tem de 10 a 20 mil reais para realizar uma tentativa....
  7. Buscar informação CORRETA é melhor que 1275 pesquisas no Dr. Google... Um bom livro, um bom médico são as referencias ideais pra quem busca uma gestação tranquila. Deixo aqui uma indicação  - A Bíblia da Gravidez Escrito por especialistas ingleses, o trabalho detalha, em texto e fotos, tudo o que ocorre durante a gestação e o parto.Traz também informações sobre o bebê. Editora CMS.
  8. Ácido Fólico, atividade física e boa alimentação são cientificamente itens fundamentais para que a fecundação ocorra e transcorra com sucesso.
  9. Programar a chegada de um filho é fantástico, mas viver em função da chegada desta gestação é angustiante. Faça o seu possível, acredite, invista, mas não torne este processo algo desgastante para vc e seu marido. Minha mãe já dizia que é quando a gente DESENCANA que as coisas acontecem!
  10. FÉ...  Não há nenhuma grande conquista em minha vida que não tenha sido alcançada com muito esforço e muita fé.  É uma sugestão que dou, nunca perca a sua.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Há 15 anos Deus me deu um grande presente, a honra de ser mãe da Dona Beatriz. Não vou esquecer jamais o momento em que coloquei uma mão nas costas e a outra na barriga e assumi o papel mais lindo que já desempenhei na vida. Tive uma gestação invejável, minha filha nasceu com saúde e hoje é uma das minhas maiores alegrias. Por anos desejei repetir a dose... Pela paixão que tenho pelos meus irmãos, achava injusto que minha filha não pudesse contar com essa alegria. Mas a vida tem seu tempo e eu tinha muitas provações pela frente. Tive duas gestações sofridas que vieram depois da Be, uma mal se confirmou e a outra me levou a uma cirurgia de emergência, onde perdi uma trompa e um ovário. Foram tempos muito difíceis... Sofri demais! Com o tempo veio à idade e suas limitações naturais e com meu histórico pouco favorável, o sonho foi ficando ainda mais distante. Encontrei um parceiro maravilhoso com quem me casei. Um segundo casamento, um novo sonho de aumentar a família. Mas as minhas dificuldades se somaram as dele e o sonho já estava quase abandonado. Então esta semana, no ano de 2012, próximo a completar meus 40 anos, Deus opera um de seus milagres! Com seis semanas de vida, três milímetros e 113 bpm, dentro de mim cresce um GRANDE PRESENTE! Grávida aos 40, assustada, mas IMENSAMENTE FELIZ, venho aqui dividir essa alegria...