Quem sou eu

Minha foto
Mae de segunda viagem aos 40 anos... Cheia de historias pra contar!!1

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Ansiedade




Não há um só dia da minha gestação em que eu não pense no pós parto.... Não falo de preocupações estéticas e sim de TUUUUUUUUUUUUUUUUUDO que vem após o parto, inclusive durante ele...

  • Terei dilatação
  • Conseguirei um parto normal
  • Meu filho vai nascer no tempo certo
  • Meu leite vai descer
  • Como será nossa adaptação em casa
  • Como eu e meu marido dividiremos a educação do pequeno
  • etc, etc, etc
Duvido que tenha alguma gestante que não repasse algum destes itens ao menos uma vez por dia.
Certamente haverá quem diga, "- Relaxe, cada coisa a seu tempo! "  e admito que TUDO seria mais fácil  se de fato eu conseguisse relaxar... Mas não consigo!!!
São tantos detalhes; físicos, emocionais, estruturais, familiares e financeiros... Confesso que quando elimino uma questão, "nascem" 200 outras.
Sinto que enquanto não ver o quarto arrumado, os apetrechos comprados, o bebe no meu colo mamando, NÃO SOSSEGO.
Mas ai vem a dúvida,  quanto esta angústia faz mal a nós dois.....

Encontrei muitas matérias sobre o assunto, mas esta me chamou atenção, trouxe aqui para dividi-la com vcs...

 A Ansiedade na Gestação


Falar de gestação é referir uma das fases mais importantes da sexualidade da mulher, constituindo um período, desde a concepção até ao parto, de profunda transformação, ao longo do qual ocorrem inúmeros ajustamentos e mecanismos adaptativos do ponto de vista físico e psicológico.Este acontecimento, inclui variações individuais de acordo com a personalidade de cada mulher, bem como o grau de ajustamento e aceitação à gravidez. Assim, são vividas inúmeras emoções, fantasias, angústias e ansiedade, sendo que inúmeros autores consideram que muita da ansiedade e distorções das fantasias maternas, constituem mecanismos saudáveis, em especial nos primeiros três meses, que representam, na realidade, um período de adaptação da mulher face ao seu novo papel.

O nascimento de um bebê exige da mãe uma energia física e psíquica considerável e para este investimento é fundamental que a mãe se sinta confiante e segura das suas competências enquanto mulher e mãe.

Contudo, muitas mulheres grávidas podem ficar muito ansiosas na gravidez, sendo a ansiedade o resultado de um medo ou temor de que a gravidez não corra bem, que a saúde do bébé esteja comprometida ou que o seu corpo fique disforme. As preocupações com a maternidade (educação, relação com o bebê) aparecem também como uma influência importante no estado de ansiedade durante a gestação.

A ansiedade e as preocupações com a maternidade durante a gestação têm implicações ao nível da saúde da mãe e do bebê. Durante toda a gravidez, o bébé vive as emoções da mãe, sendo estas positivas ou negativas, manifestando alguma agitação.

Elevados valores de ansiedade têm sido particularmente responsabilizados por complicações durante o parto e por perturbações do comportamento da criança, tornando-se com dificuldades em adormecer ou com uma certa irritabilidade.

Apesar da ansiedade na gestação constituir uma forma adaptativa no período inicial de adaptação à gravidez, torna-se prejudicial quando persistente ao longo de toda a gravidez. Daí que seja aconselhável que a gravidez seja o mais calma possível para o bem da sua saúde e da saúde do seu bébé.



Então, bora lá buscar a calma e a serenidade necessárias para cuidar desta gestação de forma adequada... Musicas serenas, boa respiração, boas noites de sono e o mínimo de estresse possível!

Afinal, NINGUÉM DISSE QUE IA SER FÁCIL!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário